Atendimento.
O atendimento ao cliente, deveria ser feito a partir do conceito da "PROJEÇÃO".
Como assim? É simples: Eu vendo algo para você, da forma como desejaria que algo fosse vendido para mim.
Eu gosto de perguntar e saber sobre o produto, então para vender para mim, teria que ter o conhecimento total, ou bem próximo disso, sobre o que estaria sendo vendido.
Parece óbvio? Pois não é!
Olhe a sua volta, repare nos profissionais de vendas que fazem parte do seu dia-a-dia, da sua rotina.
Quantas vêzes você já fez alguma pergunta, pertinente ao produto ou serviço que você foi buscar ou que veio até você, e o vendedor ficou com cara de "UÉ"?
Quantas, ele lhe respondeu com um simples "NÃO SEI", mudando logo o assunto?
E quantas vêzes, esta tenho como a maioria, ele vem com um "EMBROMAICHON", um "ACHISMO" rabuscado de verborragias, mudando em seguida, o foco para outra coisa qualquer?
Pois então, não conheço ninguém que não conte um "causo" de mau atendimento.
De quem é a culpa?
São vários os culpados a meu ver. Há o conceito de que o vendedor tem que vender, se preocupar em concluir o máximo de vendas diárias possíveis, pois afinal, vive disso!
Conceito errado, falho e estreito! O vendedor vive de vendas sim, mas da venda bem feita, da excelência no seu atendimento, pois isso fideliza o cliente, lhe garante o retorno do mesmo, e o que é melhor, a sua indicação a outros mais.
E a empresa, quando negligencia nisso, age contra si mesma, pois mesmo possuindo produtos ou serviços de máxima qualidade, os mesmos ficam sériamente comprometidos por conta da DESASTROSA abordagem e atendimento deficiente.
Todos perdemos com isso...